sexta-feira, 1 de abril de 2016

BIOMASSA DA BANANA VERDE - Mais saúde , energia e saciedade à sua dieta

. BIOMASSA DA BANANA VERDE , USANDO A POLPA DA BANANA

. BIOMASSA DE  FIBRAS INTEGRAIS , USANDO AS CASCAS DA BANANA VERDE

. BIOMASSA DE FIBRAS INTEGRAIS , USANDO A POLPA E AS CASCAS DA BANANA VERDE

. USO CULINÁRIO DA CASCA DA BANANA VERDE PICADINHA 



Resultado de imagem para biomassa banana verde integralA biomassa de banana verde é um purê espessante , sem gosto, que substitui cremes e farinhas no preparo de alimentos.
A biomassa age como espessante e pode substituir creme de leite, leite condensado, maionese...
 É possível fazer tortas, bolos, sobremesas, risotos e sucos usando a biomassa e incorporá-los no seu cardápio diário para emagrecer.
Devido às suas características ,  a biomassa age no organismo de modo semelhante ao das fibras alimentares , sendo capaz de proporcionar benefícios nutricionais ,  dietéticos e biológicos específicos , contribuindo para o controle e redução de doenças .

RECEITA I -  BIOMASSA DA BANANA VERDE , UTILIZANDO APENAS A POLPA


Ingredientes
1 Cacho de bananas nanicas ainda verdes

Modo de preparo
- Lave as bananas verdes com casca, uma a uma , utilize uma esponja com água e sabão , enxágue-as muito bem .
- Para criar choque térmico, coloque as bananas com casca em uma panela de pressão com água fervente em quantidade suficiente para cobri-las , cozinhe-as por 10 minutos .
- Desligue o fogo e deixe que o cozimento prossiga enquanto houver pressão na penela , não interfira no processo de resfriamento da panela .
 - Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela .  Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
 - Coloque a quantidade desejada da polpa cozida e ainda bem quente no processador , processe até obter uma pasta bem espessa .

INFORMAÇÕES
. O consumo diário deve ser de 1 colher de sopa rasa ou 2 cubos de gelo de biomassa .
. Cada porção da biomassa (1 colher de sopa rasa ou 2 cubos de gelo)contém cerca de 23 calorias cada .
. Você pode usar a biomassa para fazer pães, bolos, mousse e em muito mais !
. A poupa que não for utiliza pode ser guardada em saco plástico por 3 ou 4 meses no congelador , será necessário reprocessá-la após descongelamento .

Reprocessamento das Biomassas e das Bananas Verdes Congeladas


- Retire a embalagem de biomassa ou banana verde que vai utilizar e deixe na geladeira até descongelar por completo. Se estiver com pressa, descongele no vapor;
- Coloque a biomassa ou banana verde descongelada numa panela com um pouco de água, o suficiente para cobrir o fundo da panela (uns dois dedos);
- Leve ao fogo e mexa até começar a ferver , reprocesse a massa imediatamente ou bata em liquidificador . Se necessário, acrescente , aos pouquinhos , água fervente até se obter uma massa bem homogênea e brilhante .

RECEITA II

BIOMASSA DE FIBRAS INTEGRAIS , UTILIZANDO A CASCA DA BANANA VERDE

Depois de cozidas, retire as cascas das bananas e coloque-as em uma solução previamente preparada de 1 litro de água com o suco de 2 limões grandes.
As cascas deverão permanecer nessa solução por um período mínimo de 30 a 40 minutos. Depois poderão passar pelo processador elétrico. O produto resultante é a biomassa de fibra .


RECEITA III
BIOMASSA INTEGRAL , COM A POLPA E CASCAS DA BANANA VERDE


Pegue as cascas de banana verde utilizadas no preparo da biomassa com de polpa (receita I) e ponha em uma vasilha com água com limão para tirar o residual da fervura. Não use vinagre, pois escurece a casca. As cascas deverão permanecer nessa solução por um período mínimo de 30 a 40 minutos. Depois poderão passar pelo processador elétrico. O produto resultante é a biomassa de fibra.Reserve.
Ponha a quantidade desejada de biomassa ainda quentíssima no processador.
Pelo orifício da tampa, vá jogando as cascas de banana verde previamente picadas e tratadas na solução de limão.
Bata bem até obter uma pasta espessa, homogênea e esverdeada. Se estiver mole, pode voltar com ela ao fogo para engrossar ao ponto desejado.

USO DA CASCA DE BANANA PICADINHA

 Para fazer uso da casca picadinha , repita o processo de tratamento das cascas . Após o tratamento, corte-as em pedacinhos a seu gosto ( com tesoura ou com a faca inox) e utilize-as como legume, em viradinhos, farofas, etc..
Para seu uso em patês e molhos, é interessante utilizar o processador elétrico. Na falta deste, use máquina de moer carne inoxidável ou o manual de plástico ( com as lâminas em inox).
- Além de muita fibra , a casca picada e refogada contém proteína e tem sabor semelhante ao do cogumelo. É ideal para ser misturada no arroz ou na farofa, fazer viradinho de ovos, comer verdura refogada ou em saladas.
- A casca picada conserva-se por mais de 60 dias congelada em vasilhas ou sacos plásticos fechados. Descongeladas, poderão ser refogadas e utilizadas em receitas diversas.

DICAS IMPORTANTES


- A polpa de banana cozida não pode entrar em contato com alumínio nem ferro, pois, irá escurecer. Por isso prefira panela de aço inoxidável . E, caso não possua processador nem liquidificador, use espremedor de batatas para amassá-las. Mas, se ele não for de aço inoxidável, esfregue-o com óleo de cozinha na hora de processar a polpa.


Fontes da pesquisa:
. Coleção Mantendo a Forma- Editora Nova Sampa Diretriz
. panelinha.ig.com.br

Leia também




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

SE EU ME HUMILHAR

 Se eu me humilhar diante do Seu altar, Tu inclinarás o Teu ouvido ao meu clamor