sábado, 9 de janeiro de 2016

SUIPA - programas , campanhas e serviços

Olá !
Acho que todos já vimos ou ouvimos algo sobre a SUIPA . Estive pesquisando mais sobre a causa da instituição e estou compartilhando aqui algumas de suas ações e dificuldades . 
SUIPA - Sociedade União Internacional Protetora dos Animais 
Uma instituição privada , sem fins lucrativos , comprometida em proteger , garantir os direitos , socorrer , abrigar , e tudo que se refere ao bem-estar e dignidade dos animais .
Fundada em 1943 , a SUIPA sempre contou com a ajuda da sociedade para manter-se em funcionamento .
Muitos simpatizam com a causa da SUIPA , uns poucos colaboram , outros tantos se beneficiem dos serviços oferecidos pela instituição e os animais agradecem .
Mas , para que isso aconteça ,  a instituição depende de toda ajuda possível .
Essa ajuda pode ser em forma financeira , 
As doações podem ser feitas em forma de depósito bancário , de alimentos , medicamentos e materiais para curativos .
Veja como ajudar : http://www.suipa.org.br/index.asp?pg=comoajudar.htm
Abaixo alguns dos programas , campanhas e serviços da SUIPA .  Informações colhidas em http://www.suipa.org.br/index.asp?pg=suipa.htm# .

 

 

http://www.suipa.org.br/images/icones/icone_cabra.jpgPor quê comprar uma vida se você pode adotar uma outra em vários abrigos de animais? Esta é uma das
metas da SUIPA e, este programa foi criado para que, os donos de estabelecimentos direcionados a animais, possam começar a modificar o tipo de comércio, vendendo apenas acessórios e alimentos, ao invés de animais. O comerciante que não vende animais em sua loja pode se inscrever; enviando uma carta ou e-mail para SUIPA e a diretoria da Entidade irá visitar o estabelecimento levando um Termo de Responsabilidade para ser assinado perante a proteção animal. Assim, um selo da SUIPA será fixado em local visível dentro da loja para que todos os clientes possam saber que, naquele local, os animais são respeitados

http://www.suipa.org.br/images/icones/icone_suipinhas.jpg O PROGRAMA 'OS SUIPINHAS' foi criado em 2005 tendo como objetivo criar laços de interação entre crianças e animais.

A SUIPA deixa nas associações das comunidades um folheto explicativo para que um membro da familia, responsável pela criança entre 7 e 13 anos de idade, possa vir à sede da SUIPA, para receber informações sobre o programa e, concordando, terá um cadastro e assinará um Termo de Autorização. Após avaliação da diretoria, o responsável será contatado e trará a criança com datas e horários marcados, para que se inicie um trabalho de interação, onde os animais recebem alimentação da mão das crianças, são escovados, banhados e escutam a história de cada animal abrigado.
Resultado do programa: Positivo, porque desde pequenos começam a respeitar os animais, perdem o medo e aprendem que todos os seres vivos merecem carinho, cuidados e proteção.

http://www.suipa.org.br/images/icones/icone_suipaviva.jpgO Programa "SUIPA VIVA" foi criado no  segundo semestre de 2007 para que as pessoas possam, pelo menos uma vez no mês, ter um contato com os animais abrigados e com os sócios-voluntários e funcionarios da SUIPA.  Muitas pessoas ainda pensam que a SUIPA é um órgão governamental e outras acham que nossa Entidade recebe verba da prefeitura. Por isso, a Diretoria decidiu "colocar o bloco na rua", mostrando os cães que estão para adoção e que, mesmo tendo raças definidas, também foram, um dia, abandonados.
Uma vez por mês, a SUIPA leva cerca de quinze cães adultos para que fiquem, durante cerca de uma hora, próximo aos shoppings da cidade do Rio de Janeiro, para que as pessoas se conscientizem que o abandono ainda existe e que é melhor adotar um animal do que comprar.
A SUIPA esteve em frente ao BOTAFOGO PRAIA SHOPPING no último dia 13 de setembro de 2007, na parte da tarde, com vários cães e com sócios e funcionários da SUIPA.  Diversos folhetos educativos foram distribuídos aos transeuntes, várias dúvidas foram esclarecidas às pessoas que não sabiam sobre esterilização e adoção de animais.
A fotógrafa profissional do Estúdio "FOTO & MIDIA", localizado na Lapa (8621.6997 e 2508.8213) - Wania Pedroso - foi ao local e tirou gratuitamente as fotos que se seguem, cedendo-as como cortesia para nosso site.





http://www.suipa.org.br/images/icones/icone_cavalo.jpgPrograma criado há mais de 8 anos, tendo como finalidade a troca de afeto entre humanos e não humanos. Normalmente, um grupo de funcionários treinados acompanha alguns de nossos "sobrinhos-terapeutas" em orfanatos, escolas especiais, creches, asilos e sanatórios para que todos possam desfrutar do trabalho gratuito de "rabinho-terapia" da SUIPA.
Estas são fotos tiradas em 02/10/07, em um sanatório na Zona norte do Rio com os nossos cães "terapeutas"



http://www.suipa.org.br/images/icones/icone_porco.jpgPrograma de conciliação entre síndicos e condôminos para a permanência de animais de estimação em apartamentos e em casas dentro de condomînios.

Administradoras ou Síndicos podem enviar um email ou uma carta para que seja solicitado um cadastramento e a colocação, gratuita,  do selo da SUIPA que comprova ser, aquele condomínio, um local (residencial ou comercial, no caso de shoppings, supermercados etc..) democrático, atualizado e favorável à presença de animais não humanos.

Além da colocação do selo, a SUIPA orienta e deixa folhetos explicativos sobre a responsabilidade dos moradores e visitantes (no caso de shoppings etc...)que têm seus animais de estimação, além do respeito que devem ter pelos outros condôminos ou frequentadores que não gostam ou não têm animais em suas residências.

Neste mesmo programa, está incluído um serviço gratuito da SUIPA para os moradores que têm seus animais de estimação e que a convenção do condomínio não permite a presença dos "sobrinhos".  Os documentos solicitados são as cópias da carteira de vacinação, do comprovante residencial, além de uma foto e um atestado de um veterinário sobre o estado de saúde do animal. Na SUIPA, o morador irá assinar um documento chamado "Termo de Responsabilidade do Guardião" e, no mesmo dia, levará uma carta para ser entregue ao síndico de seu condomínio. Moradores de outros estados, deverão contatar a SUIPA por telefone para que o mesmo procedimento possa ser realizado, através do envio dos documentos pelo correio.


http://www.suipa.org.br/images/icones/icone_pato.jpgO "PROGRAMA DE CADASTRAMENTO DE ANIMAIS" foi criado para que os responsáveis se conscientizassem da importância de identificar, de alguma forma, seus melhores amigos. Animais identificados têm mais chances de serem encontrados. Por isso, a SUIPA criou este programa. Os animais residentes no Estado do Rio de Janeiro são cadastrados na sede da SUIPA através de microchips e, os não residentes no Estado, são cadastrados através de medalhas numeradas e recebidas pelo correio  


http://www.suipa.org.br/images/icones/icone_cao.jpg Programa de auxilio veterinário e alimentício aos animais que vivem em cemitérios, presídios, delegacias, parques, jardins etc..., além dos que estão sob responsabilidade de protetores independentes, comprovadamente carentes. Este programa engloba, inclusive, os animais de tração que são assistidos gratuitamente pela SUIPA em sua sede. A AMBULÂNCIA da SUIPA, veículo que retira animais feridos e em estado emergencial das ruas, está vinculada a este programa

http://www.suipa.org.br/images/icones/icone_gato.jpg"Programa de Apoio Técnico ao Animal" que significa acompanhar oficiais de justiça em casos de despejos onde existam animais;dar parecer técnico do estado físico de animais feridos e/ou sob responsabilidade de terceiros, conforme solicitação de juízes, delegados e outras autoridades. 


http://www.suipa.org.br/images/icones/icone_galinha.jpg Programa diário que permite a adoção de cães e gatos, adultos e filhotes, por pessoas responsáveis.  Ao se interessar em adotar um de nossos "sobrinhos", a pessoa deverá ter consciência de que irá manter, sob sua responsabilidade, um novo membro na família, por pelo menos 15 anos. Os critérios para adoção na SUIPA são rigorosos, exatamente para se ter certeza de que aquele ser humano estará capacitado para proteger um de nossos "sobrinhos" abrigados. Os animais chegam, muitas vezes, em estado deplorável e, vencendo as dificuldades, tornam-se saudáveis. A SUIPA não quer distribuir animais para diminuir o número de vidas em seu abrigo. A SUIPA quer qualidade de vida, segurança e muito amor. Essas são algumas das exigências feitas para que nossos "sobrinhos" possam ser adotados por pessoas responsáveis. A aceitação da esterilização, a partir dos 7 meses de idade, é um dos critérios exigidos durante a entrevista para se adotar na SUIPA. Além da adoção diária na sede da Entidade, a cada 15 dias o mesmo programa acontece em um clube cuja data e horário são divulgados nas circulares mensais e pelo site.

http://www.suipa.org.br/images/icones/icone_vaca.jpg"Programa de Assistência Veterinária Móvel" foi inaugurado na Favela de Manguinhos, em junho de 1999, tendo como madrinha a inesquecível protetora e associada da SUIPA, por mais de 30 anos, a atriz do cinema nacional Zezé Macedo. É um programa de atendimento e de esterilização aos animais  de comunidades carentes. O PAVEM consiste em um trailler todo equipado, onde existe uma sala cirúrgica para que a equipe veterinária possa atuar, esterilizando cerca de 50 animais em apenas um dia. 


Beijos ,
Laurinha .




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

SE EU ME HUMILHAR

 Se eu me humilhar diante do Seu altar, Tu inclinarás o Teu ouvido ao meu clamor